Maquiagem para pele negra

29 11 2007

“Mulher nua, mulher negra
Vestida de tua cor que é vida,
de tua forma que é beleza!
Cresci à tua sombra;
a doçura de tuas mãos acariciou
os meus olhos.”

Retirado do blog Caminho dos Versos

No dia 20 de novembro a sociedade brasileira comemora o “Dia nacional da Consciência Negra”. Na data organizações como Movimento Negro promovem discussões e realizam diversas manifestações a fim de valorizar a cultura negra e seu papel na construção da realidade brasileira.

A data me fez lembrar que não havia escrito ainda sobre a mulher negra, sobre uma beleza particular, livre de estereótipos. Pensei, pensei… o que poderia abranger? Bom, não havia falado também sobre maquiagem… então resolvi pesquisar sobre a maquiagem específica para a pele negra.

O resultado foi um manualzinho, com dicas importantes e bem pontuais. 

apostenabase1_38.jpg

Confira: 

PREPARAÇÃO DA PELE

  • Para esconder olheiras, utilize um corretivo num tom mais claro que a pele. Depois uniformize a área com pó ou base ( no tom certo). Iguale o tom da pele do rosto com o tom da pele do colo.

  • Veja se o tom da pele tende mais ao vermelho ou ao amarelo. A base deve ser da mesma coloração.

obs: não utilize pós bege ou muito claros; se a pele for seca não utilize muito pó; se a pele for oleosa, evite produtos cremosos como base em bastão; aplique a base ou pó a partir do centro em direção às extremidades.

SOBRANCELHAS

  • Use lápis preto para corrigir as falhas. Para que o risco preto não fique muito forte, basta esfumaçar o produto na raiz dos pêlos ou usar uma sombra preta ao invés de lápis.

PÁLPEBRAS

  • Básico: cores tradicionais como dourado, bronze e cobre.

make_brilho2_modelo_negra_dourado.jpg

  • Cores cintilantes que tenho efeito iluminador ficam bem na pele negra. Tons pastéis cintilantes combinado com delineador são uma boa opção.

  • Não usar: cinza (não destaca), azul e pink ( são agressivos, pode ficar brega!)

obs: se usar lápis ao invés de delineador, esfumace o traço para não ficar um risco grosseiro.

BLUSH

  • Usar os tons marrom escuro e marrom café. Para dar um tom de saúde use rosa queimado ou terracota.

  • Evite: tons como pêssego, salmão ou alaranjado.

BOCA

  • Deleinear com um lápis marrom mais escuro que o tom da pele. O batom deve cobrir a marca feita pelo lápis.

  • Cores: as mesmas indicadas para a sombra.

  • Batom ou gloss? os dois funcionam muito bem. O batom deixa a boca mais definida, o gloss a deixa mais sensual.

Agora, uma dica de necessaire para mulheres modernas e bem vaidosas:

  • Pó compacto

  • Base

  • Delineador preto

  • Lápis preto

  • Rímel preto

  • Quarteto de sombras (tons claros e escuros)

  • Lápis de boca marrom escuro

  • Blush

  • Batom e gloss

  • Esponja para remover excesso de maquiagem

  • Pente de sobrancelha

  • Pinça

  • Aplicador de sombra

Com um arsenal desse, não tem como não arrasar, não é?!

Até Mais!

Ações

Informação

28 respostas

1 03 2008
claudia

Querida
Acabo de fazer um curso de auto-maquiagem no SECAC. Suas dicas estão perfeitas e vc ensina o básico para que qualquer pessoa obtenha sucesso, muito bom!
Gostaria de obter informações quanto a atualização do seu site, no que se refere a maquiagem para pele negra.
Att,
Cláudia – RJ

1 04 2008
Denize

Eu tenho varias duvidas sobre o dukeique e o pankeik na pele negra ela esta com a pele branca depois que retira a foto em estudio

1 04 2008
Denize

eu estou em duvida porque eu uso o dukeique e o pankeique em pele negra e quando chega na hora das fotos elas aparem brancas. Eu preciso resolver o plroblema o mais rapido.Tenho uma negra para maq. amanha me ajudem. Bijos!!!!!!!!!!!!

25 05 2008
poetapassivo

Viva a beleza negra! Impar e deslumbrante!

17 08 2008
Bruna

Adoreii as dicas !
Fui experimenta na minha mãe na foematura dela e ela ficou linda nem parece que fui eu que fiz queria de mas conselhos com o pó se pode me ajuda fico grata beijos

e parabéns !

5 10 2008
vanessa

aonde eu posso fazer um curso bom de maquiagem em são gonçalo vcs podem me ingformar

17 10 2008
GRACIELE

eu não sei me maquiar,não tenho a pele muito escura não quase pra mulata mais não sei o que combina para mim baton etc,eu não consigo acertar em nada,sou uma tragédia ai eu passo o básico dos básicos,gosto de lápis de olho,sombra etc,acho tudo muito lindo mais sou uma tragédia para usar cores um pouco mais chamtivas não acerto nuca sou uma tragédia o que faço???? alguém pode me ajudar.

30 10 2008
Ariadina

Oi, parabéns adorei este site com dicas ótimas pra quem ama a arte da maquiagem, estou em duvida pois será a primeira vez que vou maquiar uma noiva pele negra, gostaria muito que me ajudassem para não pecar em nenhum detalhe desta noite que será belissima para minha cliente e amiga muito especial, agradeço antecipadamente pois cada dica que pego pratico e estou adorando os resultados, beijos fico no aguardo.
Parabéns!

5 11 2008
Mônica Miriam

Olá, sou esteticista e estou fazendo uma pesquisa sobre a pele negra, já elaborei dois trabalhos e agora estou querendo me aprofundar, gostaria de saber se poderiam me ajudar com mais informações sobre a pele negra, desde já agradeço. Mônica

9 11 2008
maisa

oi tdo bom a minha duvida tambem é a mesma q ja foi feito acima meu nome é maisa e tenho a pele de negra e qdo tiro foto em estudio ela fica branca ? pode me dar alguma dica a respeito?

8 12 2008
Alessandra

Olá, estou indo para Angola, e preciso fazer um curso intensivo de maquiagem para pele negra, poderia me ajudar?

18 12 2008
edilma

eu sou negra e adoro andar maquiada e gostaria que vcs mandasse umas dicas de maquiagem: meu rosto é muito redondo e eu queria deixá-lo fino.
grata beijO

26 12 2008
jane

como q faço pra naum deixar a pele muito branca?

7 01 2009
ana cláudia

eu não acho que a minha pele fique feia com tons escuros só que eu sei que quando passo maquiagem ela me valoriza.

15 01 2009
Debora

eu gostaria de saber que eu uso uma base em batão que e três em um sera que e bom bara pela

13 03 2009
andrea

oie amei suas diicas

6 04 2009
nuria paulo

amei as dicas

28 05 2009
clonice m da conceição

são paulo, 27 maio 2009
gostaria de conhecer melhor sua empresa
minhas clientes pede os produtos da cravo e canela
e não tenho encontrado favou entrar en contato com a
cleobeleza2008 nos fones 56258799 ou 28486577

30 06 2009
bruno

ola boa noite tudo bem!
preciso receber dicas de maquiagem no meu mail pois vou da aulas dem oda mas nao sei muita coisa de maquiagem.tanto pra homem,mulher e crianças.
para todo tipo de pele
obrigado bruno

30 08 2009
helena mosele

Á EQUPE SALTO ALTO.
****VENHO PARABENIZÁ-LO PELO SITE EM GERAL.
EM ESPECIAL UM ESPAÇO P/ A BELEZA NEGRA!!
POIS SOU MULATA E GOSTO DE ESTAR ATUALIZADA
C/ A MODA , E TODOS OS CUIDADOS NO GERAL P/ A
PELE NEGRA E MULATA.
ATENCIOSAMENTE:
HELENA MOSELE

16 10 2009
ananda kezia

Oi eu queria saber se o bastão tres em um da avon tom escuro deixa a pele negra bonita ,e se é melh0or comprar seperado ou tanto faz manda pro meu e-mail.ananda.kezia@hotmail.com

27 10 2009
Daniela

Adoreii as dicas pode ter sertesa que elas irão me ajudar muito vlw gente bjss

14 12 2009
goreth mateus

oi sou angolana tenho problemas em me maquiar,sou negra.ajudem me.bjs

5 01 2010
mara

adoOoreiiiii!!!!!!!!!!!!

19 09 2010
Rejane

Parabéns.Essas dicas sao clássicas .Amei .bjos Re

9 12 2010
vania costa

Comecei a usar maquiagem agora que completei 30 anos.
adorei as dicas para pele negra, tenho muito que aprende.
beijos

9 03 2011
Luiza

Adorei , visitei aqi pra ter informações pra minha mãe
ela queria uma dica e acabei de informa a ela beijooooooooooooooos sucesso *)

12 01 2012
juricelma Quintas

Adorei as dicas

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

